Eduardo Bolsonaro publica foto do Zé Gotinha com seringa em formato de fuzil

Da Redação
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) postou, em suas redes sociais, a imagem do Zé Gotinha, símbolo da vacinação, segurando uma seringa como se fosse um fuzil. Na legenda, o parlamentar escreveu: “Nossa arma é a vacina”.
Na última quarta-feira, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) já tinha feito algo semelhante: pediu no Telegram para que os seus seguidores viralizassem uma foto de Bolsonaro com o mesmo texto, “nossa arma é a vacina”. A mesma imagem também foi compartilhada por ele no Twitter, onde afirmou que “nos próximos dois meses vacinaremos dezenas de milhões de brasileiros”.
Muitos usuários criticaram a associação do personagem que ajudou a vacinar milhões de crianças com uma arma. A montagem acabou popularmente conhecida nas redes como “Zé Gotinha Miliciano”.
Criador do Zé Gotinha
O artista plástico Darlan Rosa, criador do mascote Zé Gotinha, ficou indignado com a postagem.
De acordo com o artista, o personagem foi criado para educar e não deveria ter sua imagem associada a armas. “Fiquei muito indignado e triste. O Zé Gotinha foi um personagem criado para fins educativos, para ensinar crianças que a vacina é um bem que precisa ser usado e que a educação se faz pelo exemplo. Esse cartum é um péssimo exemplo. A imagem do Zé Gotinha não tem nada a ver com a imagem de armas”, disse Darlan em entrevista à revista Época.