Federação da Agricultura liga sinal de alerta para nova praga na lavoura cacaueira
Da Redação
A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) intensificou as conversas com o Ministério da Agricultura para tentar evitar a disseminação da praga conhecida como monilíase da lavoura cacaueira, sobretudo no sul do estado.
A praga foi identificada em análise científica realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia, a partir de amostras colhidas em área residencial urbana no município de Cruzeiro do Sul, no Acre.
Embora a distancia para o estado do extremo oeste do país favoreça os empreendedores baianos, não se pode descartar a disseminação da peste se não forem tomadas todas as medidas de cautela.
Além do contato com o Ministério da Agricultura, a Faeb informa já estar em rede com outros órgãos públicos interessados na unificação de métodos com o objetivo de evitar a chegada da peste a Bahia.
Segundo o Ministério da Agricultura, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, as ações de controle e monitoramento da praga vêm sendo desenvolvidas, conforme o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância de Moniliophthora roreri, instituído pela Instrução Normativa nº 112/2020.
Teriam sido mais de 1.600 visitas de monitoramento preventivo, ano passado, realizadas por equipes de vigilância e educação fitossanitária com o objetivo de contribuir para erradicação e controle de pragas em todo o país.








