Oposição aumenta pressão por CPI na Bahia para investigar compra de respiradores
Da Redação
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia agendou para o próximo dia 23 uma visita à CPI instalada pelo Legislativo estadual do Rio Grande do Norte para apurar irregularidades na compra de respiradores para tratar pacientes com a Covid-19 pelo Consórcio Nordeste. Trata-se de mais uma ação política para tentar instalar uma comissão de investigação semelhante aqui no estado.
Um dos articuladores dessa visita ao Rio Grande do Norte é o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB), que tem trabalhado nos bastidores na coleta de assinaturas para a instalação da CPI na Assembleia baiana. São necessárias no mínimo 21 assinaturas para que a comissão seja criada.
A oposição, que tem 18 parlamentares, espera ter o apoio de deputados como Robinho (PP) e Samuel Araújo (PDT), considerados dissidentes da base governista, e conquistar o respaldo de um aliado insatisfeito do governador Rui Costa (PT). Depois disso, no entanto, outro desafio é convencer o presidente do Legislativo baiano, Adolfo Menezes (PSD), a instalar a CPI, o que pode ser feito na base da pressão ou por via judicial.
As suspeitas de desvios na compra dos respiradores motivaram a queda de Bruno Dauster da Casa Civil do governo Rui Costa, em junho de 2020. O governador nega envolvimento nas irregularidades. A CPI do Rio Grande do Norte alega ter documentos que comprometem autoridades baianas com foro, colhidos durante as investigações.








