Simulados de evacuação de área são realizados em Salvador

Da Redação
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou dois simulados de evacuação, neste sábado (26), com acionamento das sirenes às 9h, nas comunidades de Voluntários da Pátria (Lobato) e Vila Picasso (Capelinha de São Caetano).
Os participantes foram instados por equipes da Defesa Civil a deixarem suas casas e se dirigirem para os abrigos provisórios instalados no Centro Municipal de Educação Infantil Mario Altenfelder (CMEI), Lobato, e para o Centro Municipal de Educação Infantil Mosa Berbert, Capelinha.
Nesses locais foram realizadas Rodas de Conversas respectivamente sobre os temas “Ciclo de Cuidados com a Infância” e “Os Efeitos das Mudanças Climáticas”.
“A participação proativa das comunidades nos simulados de evacuação de área é essencial ao objetivo de treinar os cidadãos para que saibam o que fazer no caso de acidentes e para que consigamos evitar e minimizar os efeitos da chuva em nossa cidade”, ressaltou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
Objetivos
O simulado de evacuação de área é um exercício prático que promove a capacitação das comunidades para enfrentar adequadamente situações de emergência e permite a avaliação das ações realizadas e os recursos empreendidos ao longo das atividades de formação pela Codesal dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) que antecedem a atividade.
O simulado tem início quando a sirene do Sistema de Alerta e Alarme da área envolvida é acionada pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), unidade tecnológica de Codesal que realiza análises climáticas e previsões de chuvas. Em um cenário real a sirene será disparada em caso de chuvas intensas e um acumulado de 150 mm em 72h.
Cronograma
Até o início da Operação Chuva 2022, prevista para a segunda quinzena de março, serão realizados mais seis simulados em Bom Juá (01/03), Baixa do Cacau e Mamede (05/03), Moscou I e II (12/03), Bosque Real e Calabetão (19/03).