ACM Neto diz ser vítima de farsa montada pela Câmara com apoio do jornal A Tarde

Da Redação
Com parecer favorável do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), as contas de 2017 da prefeitura de Salvador deverão ser votadas esta semana pela Comissão de de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara de Vereadores. A votação seria um procedimento rotineiro se não fosse pelo componente político envolvendo a disputa entre o pré-candidato a governador ACM Neto (União) e o presidente do Legislativo municipal, Geraldo Júnior (MDB), vice da chapa encabeçada pelo petista Jerônimo Rodrigues (PT).
Aliados do emedebista têm emitido sinais de que as contas, apesar do parecer do TCM, possuem irregularidades que embasariam a rejeição, o que, em tese, tornaria Neto, líder nas pesquisas, inelegível. Além disso, a Comissão de Finanças é presidida pela irmã de Jerônimo, a vereadora Marta Rodrigues (PT), que pediu um parecer técnico Procuradoria da Câmara para subsidiar o voto dos edis no colegiado.
Neste domingo, ACM Neto emitiu uma nota dura contra Geraldo Júnior e Marta Rodrigues e o que chamou de “farsa montada na Câmara Municipal de Salvador para persegui-lo durante a corrida eleitoral deste ano”. Para Neto, a tentativa de criar fato político em torno de suas contas, todas aprovadas pelo TCM, não passa de um “ato desesperado e baixo”.
“Eles estão vendo que serão derrotados na eleição e estão utilizando a Câmara para criar factóides e atacar os adversários”, criticou o ex-prefeito. Neto lembrou que suas contas sempre foram aprovadas pelo TCM e, inclusive, pela própria Câmara Municipal, que já apreciou e aprovou quatro pareceres relativos a exercícios financeiros de sua gestão na capital baiana. “Ao invés de encarar a competição de forma democrática e saudável, Geraldo e Marta apelam para atitudes antidemocráticas e utilizam a Câmara para fins eleitoreiros e tão rasteiros”, afirmou.
O ex-prefeito também atacou o jornal A Tarde – hoje controlado por um conhecido grupo empresarial –, que também participaria da ofensiva contra Geraldo Júnior. “Desde o começo da atual disputa eleitoral, A Tarde tem atacado incessantemente o pré-candidato do União Brasil, publicando mentiras e ataques pessoais”, disse ACM Neto na nota.
Advogado do União Brasil, Ademir Ismerim disse à imprensa que não há risco de ACM Neto ficar inelegível. “As contas foram aprovadas pelo TCM, em análise técnica. A Câmara não teria sequer número para rejeitar o parecer, pois a base governista tem maioria. Além disso, se houvesse rejeição, a Justiça Eleitoral analisaria eventual dolo e dificilmente acataria os argumentos meramente políticos dos vereadores de oposição”, frisou.