sábado, 22 de fevereiro de 2025

Gabinete Português de Leitura de Salvador completa 160 anos

Foto: Divulgação

Da Redação

O Gabinete Português de Leitura completa, nesta quinta-feira (02), 160 anos de existência. Entretanto, a marca só será comemorada no dia 16, quando a assembleia de sócios irá se reunir para escolher o novo presidente da instituição. Em seguida, acontecerá uma palestra do professor Rafael Dantas e uma apresentação musical de jam session, no prédio da Praça da Piedade, em evento para convidados.

Durante o evento, o sócio José Nunes da Silva, de 93 anos, será homenageado pela diretoria. Natural de Lisboa, é o mais velho sócio do Gabinete. José chegou a Salvador em 27 de abril de 1957, quando era comandante de máquinas do Navio Vera Cruz, embarcação que fazia transporte de mercadorias e passageiros, muitos deles vindo em definitivo para o Brasil.

“Faremos uma bela festa, com a presença dos associados e dos amigos da cultura portuguesa na Bahia”, afirma o presidente do GPL, Rodrigo Leitão.

Historiador formado pela Universidade Federal da Bahia, o palestrante Rafael Dantas concentra as pesquisas na área de cultura material e iconografia com ênfase na divulgação de Salvador durante os séculos XIX e primeiras décadas do século XX.

Gabinete – Fundado em 1863 pelos irmãos portugueses Manoel Joaquim Rodrigues e Francisco José Rodrigues Pedreira, o Gabinete Português de Leitura é a instituição cultural mais antiga em atividade no estado. A Biblioteca Infante D. Henrique possui um acervo de aproximadamente 25 mil exemplares.

“A importância do Gabinete para a cidade é imensa e pretendemos dar continuidade a essa história”, diz o diretor de Cultura, Flávio Novaes.

02 de março de 2023, 14:23

Compartilhe: