sábado, 9 de maio de 2026

ANTT diz que projeção de investimentos privados no setor ferroviário ultrapassa R$ 170 bi

Foto: Divulgação/GOVBA

Da Redação

A projeção de recursos privados para investimentos no setor ferroviário brasileiro ultrapassa R$ 170 bilhões, segundo informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

De acordo com o site CNN Brasil, a previsão para este ano é de 12 mil quilômetros de novos trilhos, cruzando 19 unidades da Federação.

No final de fevereiro, a agência celebrou a 39° autorização ferroviária, para a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Especialistas avaliam que modelo trará eficiência logística e será um complemente ao transporte rodoviário. Ainda que a avaliação do governo seja positiva com relação ao modelo de autorizações, a perspectiva para novos investimentos públicos

Ao contrário do modelo de concessão ferroviária, a autorização permite que o setor privado construa novas ferrovias sem a necessidade de leilão e pagamentos de outorgas bilionárias ao governo federal.

O debate sobre uma ligação São Paulo-Rio de Janeiro sobre trilhos é antigo. Recentemente, após receber a autorização da ANTT, a TAV Brasil conversa com empreiteiras na tentativa de tirar do papel o projeto.

O diretor-presidente da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, diz que os contatos passaram a ser feitos pelas próprias empresas estrangeiras interessadas no projeto.

Ismael Trinks, superintendente de Transportes Ferroviários da ANTT vê com bons olhos a autorização.

“Para nós é super importante. A nossa identidade ferroviária comparada com outros países é baixa, existe um déficit que precisa ser suprido de alguma forma. O governo está trazendo de forma criativa para não depender somente do setor público. Conciliar uma matriz mais equilibrada”.

Até o momento, das 39 autorizações deliberadas pela diretoria da Agência, 33 tiveram seus contratos de adesão assinados e 6 em vias de assinatura entre o Governo Federal e entes privados para a implantação de novas estradas de ferro pelo regime de autorização.

02 de abril de 2023, 13:30

Compartilhe: