sexta-feira, 8 de maio de 2026

Em ato com centrais em SP, Lula diz que irá concluir universidades federais

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Redação

O presidente Lula participou, na tarde desta segunda-feira (1°), do evento realizado pelas centrais sindicais, no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, para comemorar o Dia do Trabalhador.

Durante o discurso, ele prometeu terminar obras de três universidades federais, uma na capital e duas na Grande SP.

“Companheiro de São Paulo, nós vamos terminar a Universidade Federal do ABC, que estava para concluir e não foi concluída. Nós vamos inaugurar a Universidade Federal de Osasco. E nós vamos começar a fazer a Universidade Federal da Zona Leste. Quando Haddad era prefeito, ele doou o terreno, mas até hoje não colocaram nenhuma pedra.”

Lula voltou a criticar nesta segunda-feira (1º) a taxa Selic, índice básico de juros da economia, hoje em 13,75%. Em evento com centrais sindicais em celebração ao Dia do Trabalho, em São Paulo, Lula associou o patamar atual da Selic ao desemprego e disse que a taxa de juros é parcialmente “responsável” pela situação do país.

“A gente não poder viver mais em um país aonde a taxa de juros não controla a inflação, ela controla, na verdade, o desemprego nesse país porque ela é responsável por uma parte da situação que nós vivemos hoje”, disse.

A taxa de juros é o principal instrumento do Banco Central para coordenar a política monetária do país. Quando os juros sobem, o empréstimo fica mais caro e a economia “esfria”, o que ajuda a controlar a inflação – mas, como consequência, reduz a expansão da renda e do emprego.

Durante o discurso, o presidente também disse que o governo estuda isentar do imposto de renda a participação nos lucros (PLR) recebida por funcionários. Também citou esforços para uma possível regulamentação do trabalho por aplicativos

Lula deixou Brasília no começo da manhã e chegou na capital paulista por volta das 10h. A participação dele no ato foi confirmada horas antes, pelas redes sociais.

01 de maio de 2023, 16:00

Compartilhe: