quarta-feira, 24 de junho de 2026

Reitor da Ufba pede apoio a deputados baianos para ampliar orçamento da instituição em 2024

Foto: Divulgação

Da Redação

O reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, se reuniu na manhã desta segunda-feira (14) com deputados federais do Estado para pedir ampliação de recursos da União via orçamento de 2024. Segundo informações do acadêmico, as verbas caíram nos últimos anos, sobretudo nos quatro anos de gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Em 2014, nós tínhamos um montante orçamentário de R$177 milhões. Em 2023, no orçamento elaborada na gestão do presidente anterior, o valor caiu para R$135 milhões. Ou seja, a redução quase 20%, mesmo com as universidades e institutos federais ampliando serviços e a qualidade”, disse o professor.

Participaram da reunião, que foi seguida de um café da manhã na Reitoria da Ufba, em Salvador, a coordenadora da bancada baiana no Congresso Nacional, deputada Lídice da Mata (PSB), e os deputados federais Félix Mendonça Júnior (PDT), Leo Prates (PDT), Alex Santana (Republicanos) e Alice Portugal (PCdoB).

Miguez afirmou acreditar que o governo Lula (PT) vai recompor e ampliar o orçamento das universidades, embora tenha havido, no início do ano, um corte de R$4,2 bilhões para a ampliação de vagas e cargos nas instituições. Esse corte, inclusive, deve ser debatido ainda esta semana entre o presidente e os reitores, num encontro em Brasília.

“Não estamos no paraíso, mas ao menos saímos do inferno. Acreditamos que esse cenário de queda vai mudar porque hoje existe a compreensão do papel das universidades, que voltaram a ser respeitadas pelo papel que desempenham, coisa que não acontecia no governo anterior. Então, vislumbro um cenário de reconstrução e de avanço. Não basta, por exemplo, manter em 2024 este orçamento e apenas fazer uma correção. Precisamos ter uma elevação real”, salientou o professor.

Miguez defendeu que o novo PAC contemple obras estruturantes nas universidades na Bahia. “Precisamos fazer obras que ampliem os institutos federais no Brasil, que devem ser contemplados. Em relação às universidades, precisamos garantir a permanência de nossos estudantes e a valorização das políticas afirmativas e de inclusão, o que envolve também a conclusão de obras paradas e o início de novas”.

Coordenadora da bancada baiana, Lídice da Mata defendeu que os parlamentares assegurem recursos para manter os cotistas nas universidades. “Um dos grandes desafios é manter os alunos que ingressam via política de cotas, que foi renovada e ampliada na semana passada na Câmara. Isso passa por investimentos na assistência estudantil, pois esse estudante é o que mais encontra dificuldades para estudar, diante dos diversos problemas sociais que enfrenta”, declarou.

“A Ufba e demais universidades e institutos federais no Estado precisam recuperar e ampliar os recursos, que hoje têm como parâmetro a situação de dez anos atrás. Os desafios de agora são novos. É preciso que o governo federal amplie de fato os investimentos e ajude nos custeios dessas unidades de ensino”, complementou Lídice.

Ela afirmou que vai esperar da Ufba e das demais instituições solicitações oficiais para definir a emenda de bancada que será apresentada no orçamento de 2024 para essas entidades. “A nossa bancada tem 15 emendas individuais. Como a pauta é vasta, não podemos apresentar uma para cada instituição. Dessa forma, a ideia é que destinemos um montante a ser dividido pelas universidades e unidades federais de ensino no Estado. Mas, claro, há ainda as emendas individuais que cada deputado pode apresentar, especificamente, para onde desejar, o que é uma somatória de esforços”, concluiu.

14 de agosto de 2023, 12:18

Compartilhe: