Neoenergia diz que 6,5 milhões de imóveis foram afetados por apagão na Bahia
Da Redação
A Bahia teve 6,5 milhões de imóveis afetados pelo ‘apagão’ na manhã desta terça-feira (15), apontou a Neoenergia, distribuidora de energia do estado. Com caráter nacional, o desabastecimento atingiu os 417 municípios do estado, além das regiões Nordeste, Norte e Sudeste.
Além do metrô, os ascensores da capital baiana, como o Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar, ficaram sem funcionar.
Consumidores prejudicados – O Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) da Bahia, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), orienta os consumidores a formalizarem uma reclamação caso verifiquem danos em equipamentos elétricos e eletrodomésticos após o apagão que atingiu todas as regiões do País na manhã desta terça-feira (15).
Mesmo que as causas da falta de energia ainda estejam sendo apuradas, o Procon afirma que as queixas devem ser feitas à concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado, a Coelba, e junto aos Procons situados em vários pontos da capital e do interior do estado.
“Os consumidores que tiveram prejuízos com equipamentos, decorrentes da interrupção de energia elétrica, ocorrida na manhã desta terça-feira, devem, sim, formalizar reclamações”, afirma o superintendente do Procon-Ba, Tiago Venâncio.
Ele orienta que é sempre interessante apresentar notas fiscais dos produtos e laudos técnicos atestando os motivos do dano, quando possível. “O Código de Defesa do Consumidor atribui responsabilidade objetiva aos fornecedores que, em decorrência da prestação de serviços, cause danos aos consumidores”, completou.
Interessados podem fazer as reclamações através da plataforma www.consumidor.gov.br ou nos postos de atendimento do Procon-BA, na capital e no interior do estado.