Dunas encobrem ponto de ônibus no Costa Azul; Especialistas apontam ação humana

Da Redação
As areias das dunas no bairro do Costa Azul já encobriram um ponto de ônibus, atravessaram o asfalto e estão alcançando as portas dos condomínios da Rua Dr. Augusto Lopes Pontes.
Grupos religiosos que sobem e descem as dunas são apontados como responsáveis por essa movimentação da areia para o asfalto e para a calçada.
Especialistas afirmam que a duna preserva um ecossistema indispensável a vida humana. Em entrevista ao Correio*, o presidente da Universidade Livre das Dunas (Unidunas), Jorge Santana, explicou que a região guarda resquícios de restinga, com vegetação e animais próprios desse local.
“Ela é importante porque mantém o clima e reduz a salinidade minimizando impactos nos eletrodomésticos, carros e construções. Ela também retém o calor, diminuindo a sensação térmica nos concretos em volta, e ajuda na recarga de água, principalmente quando há chuva em abundância, o que evita alagamentos. São funções importantíssimas”, afirmou.
Ele acredita que a movimentação das areias está relacionada com a ação humana, como pessoas que sobem as dunas e usam o solo de maneira indevida, arrancando vegetação e plantando outras espécies na região de restinga. Moradores estão pedindo que sejam instaladas telas de proteção e que o acesso às dunas seja proibido.