terça-feira, 12 de maio de 2026

Famosos são acusados de disputar “likes” em meio à tragédia no RS

Foto: Reprodução

Da Redação

Nos últimos dias, além de acompanhar pelo noticiário e redes sociais a catástrofe ambiental no Rio Grande Sul, milhares de pessoas se mobilizaram para ajudar com doações, seja em dinheiro ou materiais. Muitas se voluntariaram para a linha de frente, no resgate a pessoas e animais ilhados.

Gente famosa não ficou de fora da corrente solidária, mas as atitudes de algumas celebridades ganharam repercussão tão grande quanto o drama dos gaúchos. Influencers, youtubers e BBBs foram acusados de fazer Turismo de Desastre ou Turismo Obscuro, prática que consiste na visita aos cenários de grandes tragédias, acidentes ou eventos traumáticos. Para muitos usuários das redes, é isso o que os famosos têm feito no RS, assistir ao vivo a miséria alheia, para angariar curtidas.

O campeão do BBB24, Davi Brito, esteve na quinta (09) em Canoas, uma das cidades mais afetadas, acompanhando as carretas de suprimentos para os atingidos e filmando tudo para mostrar aos seguidores. Alguns abrigados na cidade hostilizaram o rapaz, acusando-o de querer ‘ganhar mídia’ com a tragédia. Na mesma semana da viagem e da divulgação de uma chave pix em seu nome para angariar fundos para as vítimas, a ex-BBB16, Ana Paula Renault, acusou o baiano de praticar o “turismo de tragédia” e de “tumultuar” a operação de resgate diante das contingências no estado.

Na youtubesfera e no X (ex-Twitter), Felipe Neto e Whindersson Nunes, dois dos influenciadores mais famosos do Brasil, protagonizaram troca de acusações e provocações que envolveram até a primeira-dama do País.

Janja da Silva comentou que estava emocionada com o resgate do cavalo Caramelo, que estava em um telhado em região totalmente alagada e foi retirado por bombeiros, exército e veterinários na quinta. Whindersson, que se mobilizava para o resgate, ficou chateado por não ter conseguido a ajuda a tempo e passou a ironizar as postagens da primeira-dama com um meme sobre a novela Travessia.

Internautas reagiram mal às postagens do youtuber e o chamaram de misógino pelo ataque a Janja. Felipe Neto entrou na história porque decidiu opiniar sobre o assunto, sem citar Whindersson, mas a indireta doeu e, a partir daí, os influencers começaram a brigar e fazer acusações sobre o passado um do outro.

Em meio a toda a crise no RS, os fãs e os haters dos famosos brigam na internet e quem tem mais bom senso tenta ignorar as tretas das celebridades e focar nas vítimas. Quem não gosta de Davi ou de Felipe, afirma que eles estão em busca de engajamento. Quem gosta, defende que estão fazendo a sua parte.

No caso de Felipe, além de enviar purificadores de água para o estado atingido, anunciou na quinta que gostaria de “adotar a égua Caramelo”. Logo após o resgate, os veterinários tinham anunciado que era uma égua, mas depois confirmaram que era mesmo um cavalo. A atriz Giovanna Ewbank também postou que queria adotar o animal.

Enquanto as celebridades discutem e exibem o próprio empenho em ajudar os gaúchos nos reels do Instagram, há quem lembre que o altruísmo e a solidariedade devem ser praticados com empenho, mas sem tanto holofote.

11 de maio de 2024, 08:00

Compartilhe: