Morre, aos 80 anos, multiartista Lula Martins, ator de ‘Meteorango Kid’
Carlos Baumgarten
Morreu, na noite de segunda-feira (8), o artista plástico, escritor, compositor e ator, ‘Lula’ Martins, considerada uma das figuras mais lendárias da contracultura do Brasil. O multiartista, que tinha 80 anos, sofreu um infarto e faleceu em sua casa, no Litoral Norte.
Um dos trabalhos mais emblemáticos do artista baiano foi a sua atuação em ‘Meteorango Kid’ (1969), de André Luiz Oliveira. O filme narra as aventuras de um estudante universitário, no dia do seu aniversário, e representa toda uma geração oprimida pela ditadura militar.
Ao longo do filme, o chamado ‘anti-herói intergaláctico’ passeia por fantasias e delírios libertários.
Entre o domínio de tantas linguagens, Lula Martins também foi um reconhecido artista plástico, como é possível observar no vídeo abaixo.
E em meio a tantas histórias acumuladas em suas trajetória artística e de vida, uma delas foi relatada Henrique Dantas, diretor de um documentário sobre os Novos Baianos. O tio de Henrique, Luiz Henrique Dantas, era amigo de Lula e contou que o artista hospedou Janis Joplin em sua passagem por Salvador,.na década de 1970.
A marca de sua passagem em ‘Meteorango Kid’ reforça também a sua grande paixão, como o próprio Lula destacou em uma entrevista de 2012 ao site Jequié Notícias. “O cinema sempre foi a minha grande paixão. É uma arte sintética, reúne todas as outras formas de arte. Literatura, música, cenografia, fotografia, interpretação e sentimentos. Sou de uma geração em que cinema era tudo dentro de uma comunidade até o advento da TV”.
Confira uma cena de ‘Meteorango Kid’: