sábado, 9 de maio de 2026

Embraer anuncia a montagem do eVTOL, seu primeiro protótipo para pousos e decolagens na vertical

Foto: Divulgação

Da Redação

A Eve Air Mobility (Eve), fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (“eVTOL”) da Embraer, anunciou hoje (21) a montagem de seu primeiro protótipo do eVTOL em escala real. A aeronave, que foi produzida na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, foi revelada durante a 45ª edição do Farnborough Airshow, no Reino Unido.

Esse é um passo importante”, diz Johann Bordais, CEO da Eve, em comunicado à imprensa. “Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes.” Os testes têm como objetivo avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança.

As informações serão fundamentais para o aprimoramento do design e funcionalidade da aeronave. “Esta fase intensiva de testes marca o início do próximo passo fundamental em nossa jornada”, afirmou Bordais. “Ela garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que estabelecemos para desempenho e segurança.”

Com a intenção de produzir 2.900 eVTOLs, a Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, prometendo alto desempenho e segurança, e eficiência de empuxo com baixo ruído.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo soluções como o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano para otimizar as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

21 de julho de 2024, 14:35

Compartilhe: