Em evento no Catar, Janja diz que “guerra deixou de ser confronto entre soldados”

Da Redação
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, disse nesta 2ª feira (09) que as guerras em curso no mundo deixaram de ser “um confronto entre soldados” para se tornarem “uma atrocidade que tem nos civis suas maiores vítimas, principalmente mulheres e crianças”.
O site Poder 360 informa que, ao discursar no painel “Educação em Perigo: o custo humano da guerra”, em evento realizado pela organização Education Above All em Doha, no Catar, ela não citou nenhum conflito em específico.
“Vivemos, hoje, um cenário de expansão e aprofundamento de conflitos armados espalhados por diversas regiões do mundo, com características distintas, mas com algo em comum. É a população mais vulnerável, pobre e marginalizada quem sofre mais”, declarou. “Sejam esses conflitos internacionais ou não, eles criam barreiras para o acesso à educação”, acrescentou.
Durante seu discurso, Janja falou sobre o Brasil. Ela citou “o contexto de violência urbana” e as “operações policiais em comunidades periféricas” de grandes cidades, que “impactam enormemente o direito à educação e ainda que matam dezenas de crianças por ano vítimas de bala perdida”.
A primeira-dama declarou: “a suspensão de aulas e o fechamento de escolas por dias seguidos criam um déficit educacional significativo para crianças e jovens, sendo que eles já enfrentam desafios devido às desigualdades socioeconômicas e raciais”. Clique aqui para ler a matéria completa do site Poder 360.