quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Quaest em Salvador: 54% dos eleitores seguem indecisos sobre voto para vereador

Foto: Divulgação

Da Redação

A segunda rodada da Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Bahia e divulgada nesta terça-feira (17), aponta que 54% do eleitorado ainda não escolheu em quem votar para vereador. O índice é menor do que o apurado na primeira edição do estudo, divulgado em agosto, que apontava que 69% não tinha escolhido em quem votar para a Câmara.

Entre aqueles que dizem saber em quem votar para vereador, o índice foi de 45%, na pesquisa anterior havia sido de 31%. Os eleitores que não souberam responder representam 1%. No primeiro levantamento não houve pontuação nessa opção.

A quantidade de indecisos é maior no eleitorado feminino. São 56% de eleitoras que não sabem em quem votar para vereador, índice que cai para 52% entre os homens.

Entre o público feminino, 44% diz saber em quem votar para Câmara de Vereadores, percentual que entre os homens é de 47%.

Por faixa etária

A pesquisa mostra que: Entre 16 e 34 anos: 54% não escolheram em quem votar para vereador; 45% escolheram.
Entre 35 e 59 anos: 55% não escolheram em quem votar para vereador; 44% escolheram.
De 60 anos ou mais: 51% não escolheram em quem votar para vereador; 48% escolheram

A segunda rodada da Quaest em Salvador também perguntou aos eleitores: quão interessados eles estavam nas eleições municipais deste ano?

Os dados mostraram que a maioria dos eleitores, 47%, declararam estar pouco interessados, índice que foi de 48% na primeira pesquisa. Se declararam muito interessados 28% do público (percentual que foi de 22% na pesquisa anterior). Outros 24% estão nada interessados (foram 29% na primeira edição).

Sobre o dia da eleição, os eleitores também foram questionados a respeito da chance de ir até o local de votação no dia 6 de outubro. O percentual daqueles que afirmaram que irão votar com certeza foi de 86%, índice que foi de 84% na primeira pesquisa.

Outros 13% não têm certeza se irão votar, percentual que foi de 15% no estudo anterior.

Não souberam ou não quiseram responder 1% das pessoas ouvidas nas duas edições.

Essa é a segunda de três pesquisas encomendadas pela Rede Bahia para o Instituto Quaest no primeiro turno. Foram ouvidas 900 pessoas com 16 anos ou mais.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-01787/2024.

18 de setembro de 2024, 07:00

Compartilhe: