sábado, 23 de novembro de 2024

Chapa “Muda OAB” é protocolada na sede da entidade

Foto: Divulgação

Da Redação

“A OAB não é trampolim para a Magistratura”, “Chega de Silêncio”, “Piso Salarial Já”. Com esses cartazes, muita vibração e até mesmo um grito de guerra da torcida do Bahia adaptado para a ocasião foi protocolada neste domingo (20/10) pela advogada familiarista Ana Patrícia a chapa Muda OAB, que vai concorrer à presidência da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) para o próximo triênio 2025/2027.

“Desde 2021 eu não entrava nesta Casa e hoje eu volto abraçada pela advocacia da Bahia”, disse Ana Patrícia entre centenas de advogados e advogadas que marcaram presença nas escadarias internas da sede da OAB-BA, na Piedade.

“Hoje se inicia um marco na OAB, pois a futura Ordem dos Advogados da Bahia terá a perspectiva de ser verdadeiramente mais inclusiva, com a participação de homens, mulheres, negros e negras”, festejou o advogado trabalhista Carlos Sampaio, que concorre à presidência da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB).

“Serei o primeiro negro a comandar a presidência da CAAB. A nossa futura presidente tem uma mentalidade mais inclusiva e quer efetivamente implantar a paridade de gênero e de raça. Essa foi uma preocupação dela para manter a chapa e não deixar ninguém de fora. Ela quer fazer uma gestão transparente, apresentando para a advocacia as contas que hoje não são apresentadas, e terá um cuidado com a jovem advocacia, garantindo um piso salarial”, afirma Sampaio.

Para o advogado trabalhista Ruy João Ribeiro, que é candidato a conselheiro federal, há uma perspectiva de mudança na administração como uma necessidade do sistema democrático.

“Não podemos permitir que as instituições sejam utilizadas de forma permanente por um grupo político. É natural que grupos políticos atuem e estejam nas instituições mas é extremamente danoso para a democracia que esses grupos queiram viver perenemente dentro delas. O atual grupo está há 12 anos à frente da OAB-BA e essa alternância é salutar para a advocacia e para a sociedade, que terá uma melhor prestação de serviço jurídico, mais eficaz e mais democrático”, salientou Ribeiro.

O futuro conselheiro federal disse também que, mais do que ter novos prédios, sedes e reformar salas, é muito mais importante abraçar a advocacia e permitir que ela exerça a profissão.

É o que pensa também a advogada criminalista e conselheira seccional Fabiane Almeida. Para ela, o cenário antidemocrático que é característico na atual administração será mudado no próximo dia 19.

“A chapa é jovem e motivada, nós iremos vencer as eleições. Ana Patrícia tem projetos de mudança para beneficiar toda advocacia. Vamos combater a violação das prerrogativas e aproximar a classe dos órgão militares, como já fiz, quando participei da gestão”, disse Fabiane destacando que os quartéis não tinham acesso aos procedimentos e aos inquéritos policiais.

“Criamos uma comissão de direito militar que passou a constar na comissão de prerrogativas”.
Isabela Bandeira, advogada tributarista, é candidata à tesoureira. Para ela, “a OAB poderia ter evoluído muito. As pessoas que ocupam esse cargo precisam considerar a transparência como prioridade, mas infelizmente a gente não consegue enxergar essa transparência na gestão atual”.

“Fui conselheira estadual por três mandatos desde 2013. Quando Ana se afastou, eu também deixei a Ordem. A advocacia merece ter Ana Patrícia como presidente. Na atual gestão, o exercício da advocacia deixou de ser prioridade. O que mais nos incomoda é termos à frente da OAB uma mulher, uma advogada, que infelizmente tentou por três vezes consecutivas ser investida num cargo de magistratura. É inadmissível que alguém que queira representar a classe lute tanto para alcançar um objetivo pessoal”

Segue a composição da chapa:

Diretoria OAB-BA
Ana Patrícia Dantas Leão – Presidente
Ivan Jezler Costa Júnior – Vice-Presidente
Alex Rosa Ornelas – Secretário Geral
Fernando Vaz – Secretário-Geral Adjunto
Isabela Bandeira – Tesoureira

Conselho Federal
Siliva Nascimento Cardoso
Leandro Henrique Mosello Lima
Ruy João Ribeiro Gonçalves Júnior
Marcella França Athayde Browne
Domingo Arjones Abril Abril Neto
Cristiana Matos Américo

Diretoria CAAB
Carlos Alberto Nascimento Sampaio – Presidente
Saul Venâncio Quadros Neto – Vice-Presidente
Mario César da Silva Lima – Secretário Geral
Daise Moreira Mota – Secretária Adjunta
Isaac Matienzo Villarpando Neto – Tesoureiro
Lídia Santos Costa – Diretora Suplente
Graziele Souza Tenório – Diretora Suplente
Carla Pacheco Sampaio – Diretora Suplente

21 de outubro de 2024, 14:49

Compartilhe: