sábado, 23 de novembro de 2024

Rui Costa tenta impedir investigação do TCU contra governo Lula, diz colunista

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da Redação

Três ministros do governo Lula tentam impedir que o Tribunal de Contas da União (TCU) abra investigação sobre o programa Pé-de-Meia.  De acordo com a colunista do portal UOL Andreza Matais, a corte recebeu quatro pedidos de apuração baseados em série de reportagens feitas pelo site, que apontou ilegalidades e falta de transparência na utilização de R$ 3 bilhões direcionados a pagar mesada a estudantes de baixa renda como estímulo para concluírem o ensino médio.

Camilo Santana (Educação), Rui Costa (Casa Civil) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), além da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, teriam procurado o ministro do TCU Augusto Nardes, relator dos pedidos de investigação, para evitar que ele abra a investigação ou conceda decisão cautelar suspendendo os pagamentos aos alunos.

De acordo com a jornalista, o Ministério da Educação (MEC) se recusa a informar quem foram os beneficiários dos recursos até momento. Em entrevista ao UOL, Augusto Nardes reconheceu que a falta de transparência no Pé-de-Meia é preocupante.

O ministro também disse que tratará do assunto com “cautela”, mas antecipou que há pontos considerados “contundentes”. “Eu quero ouvi-lo (Rui Costa) sobre essas questões. Tem alguns pontos contundentes. A transparência é um deles”, disse o ministro.

Ainda segundo o UOL, o governo já gastou R$ 3 bilhões sem divulgar quais alunos receberam o benefício e os valores pagos a cada um deles. O MEC negou o acesso aos dados até mesmo para a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados.

O Ministério Público junto ao TCU solicitou medida cautelar para suspender os pagamentos do Pé-de-Meia.

31 de outubro de 2024, 16:21

Compartilhe: