sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Lula quer compensar Elmar e Antonio Brito após baianos perderem sucessão de Lira

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Da redação

Com foco nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está buscando maneiras de compensar os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA), após a consolidação do favoritismo de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Câmara. Essas compensações serão discutidas na reforma ministerial prometida.

De acordo com apuração da Coluna do Estadão, assim que as eleições para a Mesa Diretora forem concluídas, Lula planeja ter uma conversa direta com Elmar e Brito sobre o espaço de seus partidos no governo. O presidente está disposto a abrir a possibilidade de substituir os nomes indicados por União Brasil e PSD na Esplanada, pois deseja evitar o descontentamento das siglas, que obtiveram avanços nas eleições municipais.

No entanto, o objetivo principal da reforma ministerial é consolidar uma base política que apoie a reeleição de Lula. Para garantir força nesse novo arranjo, os dois deputados precisarão demonstrar alinhamento com o projeto político do presidente em 2026. Embora Elmar tenha sido inicialmente vetado da Esplanada devido ao histórico antipetista, as negociações na Câmara o reposicionaram politicamente, facilitando o diálogo com o Planalto, segundo fontes. Além disso, ao se distanciar de Arthur Lira, o deputado se desvinculou da imagem de aliado próximo do alagoano.

31 de outubro de 2024, 22:30

Compartilhe: