sexta-feira, 15 de novembro de 2024

WR Discos, filme de Nuno Penna, é o único documentário baiano selecionado para o LABRFF 2024

Foto: Divulgação

Da redação

Depois de 12 anos de uma produção totalmente independente, o filme WR Discos – Uma Invenção Musical, dirigido por Nuno Penna e Maira Cristina, tem sua pré-estreia no LABRFF 2024 (Los Angeles Brazilian Fime Festival). Único documentário baiano selecionado para a mostra competitiva do festival, o diretor Nuno Penna está em Los Angeles para a exibição do filme que acontece nesta quinta-feira, 7 de novembro, no The Culver Theater, em Los Angeles.

WR Discos – Uma Invenção Musical é um documentário que conta a história da WR, o maior estúdio de gravação do Norte e Nordeste, fundado em Salvador, em 1975, por Wesley Rangel. Com a WR, artistas e publicitários já não precisavam mais sair da Bahia para gravar seus discos e jingles. Através de músicas, imagens de arquivo e depoimentos de técnicos, músicos, artistas e do próprio Rangel, o filme mostra a importância do estúdio onde surgiu a axé music e que possibilitou a gravação da percussão baiana, dando origem a discos de bandas como Olodum e Timbalada.

Além da Axé Music, o Estúdio WR abriu suas portas para uma eclética variedade de estilos musicais. O jazz sofisticado do grupo Garagem, o rock do Camisa de Vênus e Dead Billies, o reggae autêntico de Edson Gomes, o samba-chula de Roberto Mendes e o forró de Zelito Miranda, dentre tantos outros artistas, também foram gravados lá.

Uma das contribuições mais notáveis do Estúdio WR foi abolir a necessidade de artistas baianos irem para o eixo Rio-São Paulo gravar seus trabalhos, o que fez nascer em Salvador uma cena musical pulsante, rica e diversa, que refletia a identidade e a cultura do povo baiano.

Outra contribuição da WR e de Wesley Rangel foi o desenvolvimento da técnica para gravar a percussão baiana, uma inovação na música brasileira, que permitiu que a percussão dos blocos afro fosse registrada de forma adequada. Essa técnica possibilitou que o som dos tambores, dos agogôs, dos atabaques e dos timbaus fosse captado com fidelidade e potência, criando uma sonoridade única e envolvente.
Comparado à lendária Motown americana, o Estúdio WR abriu as portas para a música negra da Bahia, que ganhou o Brasil e o mundo. Compositores, cantores e músicos populares encontraram nos estúdios de Wesley Rangel a possibilidade de desenvolverem o novo som que estava sendo gestado nas ruas de Salvador. A WR não apenas definiu o som de uma geração, mas também moldou o panorama musical brasileiro, deixando um legado que ecoa através das décadas. Em 2025, a WR completa 50 anos e a axé music, 40 anos.
WR Discos – Uma Invenção Musical é mais do que um documentário sobre um estúdio de música. É um filme sobre a cultura baiana, sobre a história da música brasileira e sobre a importância da música para a vida das pessoas.

Assista abaixo a entrevista com o diretor e o teaser do filme:

 

Ficha Técnica
Produção Executiva: Nuno Penna
Dirigido por: Maira Cristina e Nuno Penna
Roteiro: Maira Cristina
Direção de Fotografia: Jásio Velásquez
Produção: Val Benvindo e Igor Penna
Montagem: Igor Caiê Amaral, Álvaro Ribeiro e Nuno Penna
Colorista: David Júnior
Mixagem: Nuno Penna
Trilha Sonora: Marquinho Carvalho
Som Direto: Juan Penna, Cristina Lima e Ana Luiza Penna
Fotografia adicional: Paulo Hermida, Og Marcelo, Claudio Moraes e Nuno Penna

 

07 de novembro de 2024, 19:05

Compartilhe: