Morar Melhor alcança 300 casas reformadas em Nova Sussuarana
Da Redação
O programa Morar Melhor alcançou a localidade de Nova Sussuarana pela segunda vez, reformando mais 100 casas que apresentavam estruturas em condições precárias de habitação. O prefeito Bruno Reis realizou, nesta quinta-feira (14), a entrega das intervenções na região, que já soma mais de 300 habitações requalificadas por meio da iniciativa municipal.
“Esse programa tem transformado a vida de milhares de famílias soteropolitanas, oferecendo dignidade, conforto e um lar mais seguro. É na nossa casa onde a gente cria memórias, educa nossos filhos, constrói nosso presente e futuro. Muito mais do que apenas fazer reformas, estamos restaurando sonhos e fazendo de Salvador uma cidade mais justa e inclusiva”, disse Bruno Reis, em visita ao bairro.
O prefeito aproveitou a ocasião para conhecer a casa da aposentada Josélia Simões Marques, 59 anos, uma das contempladas nesta etapa. Entre os serviços feitos na casa dela estão a troca de telhado, reboco, pintura, colocação de pia e vaso sanitário no banheiro, assim como substituição de portas e janelas.
Bastante emocionada, Josélia comparou o antes e depois da reforma. “Lembro que, quando chovia, eu tinha que botar um monte de balde espalhado para aparar água. Parecia que molhava mais dentro daqui do que fora. Era muito sufoco. Eu só tinha alegria quando tinha sol. Hoje, quando acordo, nem reconheço mais minha casa. É um sonho tê-la toda arrumadinha”, relatou.
Josélia é moradora de Nova Sussuarana há mais de 30 anos e chegou a trabalhar como doméstica durante muito tempo. Contudo, devido a uma doença coluna, ela precisou ser amparada pelo INSS. O benefício assistencial recebido, contou, jamais daria para gastar com obras.
A conclusão do Morar Melhor, inclusive, impactou diretamente na recuperação da própria saúde. “Até as dores crônicas que sinto por causa da doença parecem que estão sumindo. Isso porque a preocupação e o estresse de antes não existem mais”, completou.
Critérios – O Morar Melhor, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), realiza um conjunto de obras de requalificação de acordo com a escolha dos próprios moradores. Desde 2015, mais de 53 mil imóveis em mais de 300 localidades da capital baiana já foram alcançados pela iniciativa.
O programa segue critérios como precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE e na observação de campo; áreas com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; com maior predominância de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e com maior incidência de mulheres chefes de família, entre outros requisitos. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.