Igreja na Suíça troca padre por IA de Jesus em confessionário
Da Redação
A Capela de São Pedro, em Lucerna, na Suíça, entrou na modernidade tecnológica e substituiu o padre por um avatar de inteligência artificial de Jesus Cristo para o confessionário.
Segundo o The Guardian, um dos responsáveis pelo projeto foi o teólogo Marco Schmid, que informou se tratar de um “experimento” que busca entender como as pessoas reagem diante de um Jesus criado por IA.
Batizado de “Deus in machina”, o projeto iniciou em agosto, de acordo com a publicação. Schmid e pesquisadores da Universidade de Lucerna trabalharam com textos bíblicos e teológicos para treinar a IA. Há uma tela do outro lado do confessionário e os fiéis conseguem ver o Jesus de IA respondendo às perguntas e dando conselhos. É possível optar por mais de 100 idiomas.
Ainda segundo o The Guardian, mais de mil pessoas já interagiram com a inteligência artificial em cerca de dois meses e cerca de 70% destas afirmaram ter vivido uma “experiência espiritual”.
Apesar disso, o projeto não deve se retornar permanente. Embora até aqui a IA de Jesus não tenha dito nada considerado “estranho”, não há garantias que isso não aconteça e seria muita responsabilidade manter o serviço, avalia o teólogo.