Sisu terá novas cotas para estudantes de áreas rurais
Da redação
Estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas situadas em áreas rurais terão direito a vagas reservadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em universidades públicas. De acordo com a medida publicada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 25, esses alunos concorrerão junto com os estudantes das escolas públicas.
Para se enquadrar na nova cota, o candidato deverá comprovar que cursou integralmente o ensino médio em escolas localizadas em áreas rurais ou voltadas predominantemente para populações do campo, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, entre outros grupos que têm o trabalho rural como principal fonte de subsistência.
O processo de seleção segue uma ordem de prioridade. Inicialmente, as vagas reservadas serão destinadas a estudantes que atendam integralmente aos critérios estabelecidos. Caso ainda restem vagas, serão considerados outros critérios, como deficiência, autodeclaração como quilombola, preto, pardo ou indígena, e renda familiar per capita de até um salário mínimo. Se, mesmo assim, houver vagas remanescentes, elas serão disponibilizadas para a ampla concorrência. Com informações do Estadão.