Brilham os vinhos da Chapada, a inauguração da Vinhas do Morro, o Momento Adega da Ademi-BA e o último Guest Bartender do ano – por José Falcón Lopes
As vinícolas de Morro do Chapéu – Vaz, Reconvexo, Sertânia e Santa Maria – e a Uvva de Mucugê brilharam na 11ª edição da Bahia Vinho Show, realizado nos dias 06 e 07 em Salvador, e não foi somente pelo lançamento da Rota do Vinho da Chapada Diamantina feito com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). Os bons vinhos produzidos na Chapada foram oferecidos para a degustação do público presente ao evento e chamaram a atenção de especialistas conceituados.
O enófilo Rodrigo Gomes (WSET3, AWC, Spanish Wine Scholar, French Wine Scholar) esteve presente ao evento e destacou alguns rótulos. “Gostei do Marselan de entrada da Reconvexo, que agora tem a linha Reserva. O Syrah da Reconvexo é muito agradável, com aquele aroma de açaí, mas acho que poderiam ser menos extraídos. Gostei do Sauvignon Blanc da Uvva. O 2 de Julho Merlot da Sertânia é bastante promissor, enquanto o Maria Felipa, também da Sertânia, representa a uva Lorena de entrada com aquele aroma de floral quase fármaco”, elogiou.
A inauguração da Vinhas do Morro
Lançada em 2022, a vinícola Vinhas do Morro, localizada ao lado da vinícola Vaz, será finalmente inaugurada em Morro do Chapéu no ano de 2025. A informação é do empresário paulista Rogério Baldasserini, um dos seis sócios do empreendimento. Ele explicou à Coluna VinhosBahia que a Vinhos do Morro tem cinco hectares: dois estão destinados ao vinhedo e nos três restantes estão sendo construídas a sede e a loja. O belíssimo projeto da Vinhas do Morro é assinado pela arquiteta Débora Ornelas.
O Momento Adega da Ademi
A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) realizou neste fim de semana o seu Momento Adega em parceria com a loja Chez Cohen e com o educador de vinhos Renato Lyra, diretor da Enobahia, a mais tradicional confraria do estado.
No sábado (07/12), Lyra conduziu a degustação às cegas de rótulos com as uvas Chardonnay, Torrentes, Merlot e Cabernet Sauvignon na qual os os participantes tentaram acertar a ordem das amostras de vinhos brancos e depois os vinhos tintos. Foram degustados os rótulos de vinhos brancos Arbol de Las Mariposas Torrontes e Fincas Privadas Chardonnay; e os vinhos tintos Merlot Casas del Toqui Reserva e Cabernet Arbol de Las Mariposas.
Neste domingo (08), os associados da Ademi-BA estudaram a região da Toscana, na Itália, com a DOCG Chianti e os rótulos de vinhos tintos Poggio Tosco Rosso Toscano, Poggio Tosco Chianti e Poggio Tosco Chianti Riserva.
Renato Lyra explicou que o Momento Adega permite a troca de informações no mundo dos vinhos e faz com que os seus participantes possam realizar escolhas mais assertivas. Todos os rótulos degustados no Momento Adega da Ademi-BA podem ser encontrados nas lojas da Chez Cohen.
O último Guest Bartender de 2024
Fãs da alta coquetelaria não podem perder o último Guest Bartender deste ano que irá acontecer no Purgatório Bar, em Salvador, na próxima terça-feira (10), a partir das 19h30. Estão confirmadas as participações de Caio Bologna, mixologista e embaixador da destilaria San Basile; Renato Chiappetta, fundador da marca de destilados artesanais; e Pedro Barbosa, gastrólogo e chef à frente do Uaiê, em Belo Horizonte (MG).
Eles irão se apresentar ao lado dos bartenders anfitriões Jonathan Albuquerque e Milo Peligro e o chef Edu Moraes. Reservas pelo site www.purgatoriobar.com.br.
José Falcón Lopes é hispano-brasileiro e jornalista.
E-mail: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @VinhosBahia