segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Saiba qual é o ponto mais sensível da reforma administrativa de Bruno Reis

Foto: Divulgação

Da Redação

A reforma administrativa do prefeito Bruno Reis (União) tem como ponto mais sensível, ao menos até aqui, a definição sobre quenm será o indicado para comandar a cobiçada Secretaria Municipal de Educação (Smed). A disputa se dá entre o PSDB, sigla do presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz, e nada mais nada menos do que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).

O Toda Bahia conversou nesta quarta-feira (18) sobre o assunto com diversos aliados do prefeito e de Muniz, incluindo vereadores e dirigentes partidários. Todos disseram, reservadamente, que Bruno Reis vive um dilema: manter o atual secretário Thiago Dantas, ligado ao antecessor, ou nomear Rodrigo Alves, quadro indicado pelo deputado federal Adolfo Viana (PSDB) com o aval do presidente da Câmara.

Lideranças tucanas garantem que, antes da campanha, Bruno Reis firmou o compromisso de devolver o comando da Smed ao partido. A sigla liderava a pasta até janeiro de 2023, quando o prefeito fez uma reforma administrativa e exonerou Marcelo Oliveira (PSDB), ex-prefeito de Mata de São João e ligado ao empresário João Gualberto (PSDB), que também foi gestor da mesma cidade.

Na época, Rodrigo Alves era diretor de Infraestrutura da Smed, e foi remanejado, por indicação dos tucanos e a pedido do prefeito, para a titularidade da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Com esse movimento, o então secretário da Semge, Thiago Dantas, assumiu a pasta da Educação.

Com o crescimento do PSDB nas eleições deste ano em Salvador – o partido elegeu cinco vereadores -, os tucanos decidiram redobrar as apostas para retomar o controle da Smed, mas, segundo informações de bastidor, Bruno Reis já estuda oferecer uma contrapartida para sugerir outra pasta visando não desagradar ACM Neto. “E, a depender de qual seja essa compensação e como as conversas ocorram, não iremos aceitar”, declarou ao site um influente quadro do PSDB.

Bruno Reis ainda não chamou o PSDB para conversar sobre a reforma administrativa. O prefeito, inclusive, faz uma viagem pessoal com a família entre esta quinta (19) e o próximo dia 26, quando pretende descansar. Na volta é que pretende voltar a tratar das mudanças, que, segundo ele, serão pontuais.

Nas eleições deste ano, a pedido de ACM Neto, Thiago Dantas apoiou abertamente a reeleição da vereadora Roberta Caíres (PDT), o que desagradou os tucanos e parcela significativa dos vereadores da base do Executivo municipal. A pedetista tem feito pressão para que Thiago permaneça na Smed, inclusive com movimentos organizados no plenário da Câmara Municipal. A pasta tem grande peso político e eleitoral, com orçamento gordo e cargos de sobra.

18 de dezembro de 2024, 18:54

Compartilhe: