Estados Unidos formalizam repatriação de esmeralda baiana de R$ 6 bilhões para o Brasil
Da Redação
Os Estados Unidos formalizaram a repatriação de uma esmeralda de 380 kg encontrada em 2001, na cidade de Pindobaçu, Bahia. Avaliada em cerca de 1 bilhão de dólares (mais de R$ 6 bilhões), a pedra preciosa, considerada um tesouro nacional, será devolvida ao Brasil após decisão da Justiça americana em resposta a um pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
Em novembro de 2024, o juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, determinou que o Departamento de Justiça dos EUA protocolasse a decisão de repatriação. A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que a esmeralda será exposta no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, mas ainda não há informações sobre a data de retorno da pedra ao Brasil.
A esmeralda foi retirada do país sem autorização e enviada aos EUA em 2005 com documentos falsificados. Em 2017, a Justiça Federal em Campinas condenou os empresários Elson Alves Ribeiro e Ruy Saraiva Filho pelos crimes de receptação, uso de documento falso e contrabando. Na decisão, a pedra foi declarada como pertencente ao Brasil e ordenou-se sua devolução.
Desde então, a AGU atuou no caso, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A repatriação foi possível graças à cooperação jurídica com a Justiça americana e à aceitação da decisão brasileira pelo Departamento de Justiça dos EUA em maio de 2022.
Lendas
A esmeralda tem uma história envolta em lendas. Uma delas afirma que a pedra é amaldiçoada. Outra sugere que contrabandistas foram mortos por animais selvagens na floresta brasileira.
De acordo com a imprensa americana, após ser extraída da Serra da Carnaíba, em Pindobaçu, a pedra foi levada para São Paulo e, posteriormente, para Nova Orleans, onde ficou armazenada até 2005. Durante o furacão Katrina, a esmeralda foi recuperada por mergulhadores locais.
Em 2008, a pedra foi roubada e, mais tarde, recuperada em Las Vegas pela polícia de Los Angeles, que a manteve sob custódia até a decisão recente pela repatriação ao Brasil.








