Quem é o publicitário baiano Sidônio Palmeira, novo ministro do governo Lula

Da redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nesta terça-feira (7) substituir o ministro Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação Social (Secom). O publicitário Sidônio Palmeira, conhecido por seu trabalho em campanhas eleitorais de destaque, foi escolhido para assumir a pasta. A troca deve ser oficializada nos próximos dias.
Sidônio Palmeira tem um histórico significativo com o PT. Ele comandou a estratégia da campanha presidencial de Lula em 2022 e esteve à frente das campanhas vitoriosas de Rui Costa e Jaques Wagner ao governo da Bahia, além de ter trabalhado com Fernando Haddad na eleição presidencial de 2018.
Lula e Sidônio estreitaram sua relação durante a última campanha presidencial, em um momento em que outros marqueteiros relutavam em se envolver devido a questões financeiras do partido. Sidônio aceitou o desafio, mesmo com a promessa de pagamento apenas após a liberação do Fundo Eleitoral, o que consolidou a confiança do presidente nele.
A saída de Paulo Pimenta vinha sendo especulada há meses. Em meio às críticas, Lula prolongou a permanência de Pimenta ao transferi-lo para liderar a força-tarefa em socorro ao Rio Grande do Sul, após enchentes históricas no estado natal do ministro.
Apesar da mudança iminente, Pimenta continuará na Secom até a realização do ato oficial que marcará, nesta quarta-feira (8/1), os dois anos dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. Com informações do Metrópoles.