Sidônio Palmeira toma posse como ministro da Secretaria de Comunicação
![](https://todabahia.com.br/wp-content/uploads/2025/01/sidonio-palmeira-bnews_widelg-1000x530.jpg)
Da Redação
O baiano Sidônio Palmeira tomou posse como novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (14). Sidonio substitui Paulo Pimenta.
A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a presença de diversos ministros e políticos. “Para mim, isso é uma emoção muito grande”, declarou o agora ministro.
Sidônio ainda comentou sua relação com Lula e a percepção ao trabalhar ao lado dele na eleição presidencial de 2022. “Aceitar um convite é aceitar que o desconhecido reserva algo precioso a ser vivido. Gostaria de agradecer ao presidente Lula a biografia viva mais inspiradora que eu conheço. Agradeço não só pelo convite, mas principalmente pelo que fez e faz pelo Brasil”, pontuou.
O publicitário disse ainda que não imaginava ocupar um cargo público, mas diz considerar a política e gestão pública como únicas vias de construção de uma sociedade mais justa. “Não sou, nunca tive e nem pretendia ter cargo público, mandato ou carreira na política institucional. O que me traz aqui é a força de quem me fez contribuir nas eleições de 2022, a mais importante da história do país, e a força de estar do lado certo da história”, acrescentou.
Sidonio assume o desafio de mudar a forma do governo se comunicar e reconheceu que a informação não chega na ponta. “A população não consegue ver o governo em suas virtudes. A mentira nos ambientes digitais, fomentada pela extrema-direita, cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade”, disse.
“Precisamos ampliar a nossa concepção do papel da comunicação desse novo mundo. A comunicação está no centro dos grandes desafios mundiais e nosso trabalho é compreendê-lo em sua complexidade e convocar todos, uma vez que o desafio não é exclusivo da Secom. Ao invés de reclamar, teorizar e levar a comunicação para o divã, vamos fazer parte dela. Comunicação é tornar comum, não só compreendida por todos, a comunicação deve ser compartilhada por todos”, afirmou o ministro.
Sidonio afirmo ainda que encara a missão da comunicação como guardiã da democracia, sobretudo no combate à desinformação. ” Buscaremos incentivar os processos regulatórios e garantir que a população tenha acesso às informações. Defendemos a liberdade de expressão, lamentamos que o extremismo esteja desvirtuando esse conceito para viabilizar a liberdade de manipulação e agressão”, disse, referindo-se às recentes decisões da Meta sobre moderação de conteúdo no Instagram e no Facebook.