Especial Rota do Vinho na Chapada Diamantina: Recanto Diamantino é o mais novo lançamento do enoturismo em Morro do Chapéu
Por José Falcón Lopes
Um empreendimento que oferece conforto, sofisticação e beleza para os enoturistas da Chapada Diamantina. Assim é o Recanto Diamantino, o mais novo lançamento imobiliário da cidade de Morro do Chapéu, localizado no bairro Vale Ouro. O projeto é assinado pela arquiteta Tatiana Klein e disponibiliza para locação três casas de um quarto – a Casa Malbec, a Casa Syrah e a Casa Tempranillo -, cada uma delas com 28 metros quadrados; e uma casa de dois quartos, a Casa Chardonnay, com 72 metros quadrados.
Um dos sócios do empreendimento e também sócio da Vinícola Reconvexo, Rafael Bezerra explica que o Recanto Diamantino foi construído para proporcionar aos visitantes uma hospedagem confortável, com tecnologia e segurança para que as pessoas se sintam acolhidas dentro da temática do vinho.
O projeto recebeu até a conclusão da sua primeira fase um investimento de cerca de R$ 1 milhão. Todas as casas possuem sinal de internet e compartilham uma infraestrutura comum composta por Espaço Gourmet com forno a lenha e área do Fire Pit (lareira externa); afinal, Morro do Chapéu está a cerca de 1100 metros de altitude em relação ao nível do mar e costuma fazer frio à noite.
As quatro casas já podem ser reservadas para locação através das plataformas de hospedagem Airbnb (link) e Booking (link).
Também sócio do empreendimento e da Vinícola Reconvexo, João Carlos Rodrigues Ramos explica que estão previstas outras duas etapas de investimento e ampliação. “A segunda etapa do projeto prevê o ‘espelhamento’ de todas as obras realizadas, completando o número de seis casas de um quarto e duas casas de dois quartos, todas disponíveis para locação. E uma terceira etapa é prevista para aumentar a quantidade das acomodações que tiverem maior demanda, sejam as casas de um quarto ou de dois quartos. Temos terreno disponível no mesmo local para realizar essa ampliação”, destaca João.
Logo na chegada, o Recanto Diamantino oferece ainda alguns “mimos” para os seus hóspedes como uma garrafa de vinho de boas vindas, um voucher para o tour na Vinícola Reconvexo, outro voucher para um passeio sensorial na fazenda e fábrica Akã de Óleos Essenciais e um frasco com óleo essencial da Akã.
ROTA DOS VINHOS
Além de conhecer as vinícolas Reconvexo, Vaz, Sertânia e Santa Maria, o enoturista pode visitar em Morro do Chapéu a Charcutaria Sabor Latino e os muitos restaurantes que integram a rota enogastronômica da cidade.
A fábrica Akã de Óleos Essenciais oferece um passeio sensorial imperdível e é possível fazer também trilhas com guias locais para conhecer as belezas naturais da região como a Cachoeira do Ferro Doido, a Cachoeira do Ventura, a Cachoeira do Agreste, a Gruta da Igrejinha, a Gruta dos Brejões e pinturas rupestres.
“Morro do Chapéu possui muitos atrativos que permitem ao enoturista ficar por pelo menos três dias na cidade. Assim, o visitante poderá ter uma verdadeira experiência da Rota do Vinho na Chapada Diamantina”, explica Rafael Bezerra.
O empresário nasceu em Salvador e investe há oito anos em Morro do Chapéu. “Eu sou soteropolitano, sou feliz em Salvador, mas eu sou mais feliz em Morro do Chapéu. Me identifiquei com Morro do Chapéu desde o início da Reconvexo. O povo daqui é muito hospitaleiro, acolhe bem e o clima é muito agradável: faz calor de dia e faz frio à noite. É uma Bahia diferente. O terroir de caatinga de altitude é diferenciado porque aqui você consegue produzir coisas inimagináveis como frutas temperadas que não são típicas do Brasil. Aqui você tem terra muito boa, terra disponível, acessível e isso atrai bastante investimentos. E os empreendimentos são bem recebidos pela cidade. As pessoas entendem os investimentos que estamos fazendo aqui. A cidade é segura. Então, eu me sinto mais feliz aqui por conta desse conjunto de coisas”, afirma Rafael.
ALTO PADRÃO
A arquiteta Tatiana Klein priorizou no projeto do Recanto Diamantino a utilização de materiais da região para integração da obra ao bairro. Com arquitetura rústica moderna, o projeto considerou também a disposição das casas quanto à orientação solar, o clima da região e a direção do vento.
A execução da obra ficou a cargo da RZ Construtora, empresa de Morro do Chapéu que atua há 20 anos no mercado da construção realizando obras residenciais e comerciais na região.
Todas as casas do Recanto Diamantino possuem cozinhas completas onde os hóspedes podem guardar e preparar seus alimentos com independência e praticidade. Elas são equipadas com cooktop, geladeira, frigobar, microondas, armários, panelas, frigideira, talheres, pratos, jogo de fondue, copos e, logicamente, muitas taças de vinho.
As salas são equipadas com sofá-cama. Os banheiros possuem água quente por aquecimento solar e oferecem as comodidades básicas de hotelaria, como sabão líquido, shampoo e condicionador.
As casas de um quarto são equipadas com cama de casal “queen size”, armário, mesa de apoio e smart TV com acesso a internet. A Casa Chardonnay oferece, além do quarto de casal com cama “queen size”, um segundo quarto equipado com armário e duas camas de solteiro. Os colchões são de última geração e promovem boas noites de sono.
As pias esculpidas dos banheiros, bancadas das cozinhas e espaço gourmet são do Coríntia Atelier e assinadas pelo arquiteto Guilherme Falcão Babo. O atelier funciona em Morro do Chapéu e tem como premissa o resgate dos artesãos da terra que evadiram por falta de oportunidades no ramo, trabalhando exclusivamente com rejeitos que as mineradoras da região descartam.
Por último, e muito importante, os jardins do Recanto Diamantino foram projetados pela paisagista Maria Elena, proprietária do Espaço Art e Plantas, também localizado em Morro do Chapéu. Mais informações através do perfil do Instagram @RecantoDiamantino.
*O colunista viajou a Morro do Chapéu a convite da Vinícola Reconvexo.