Jerônimo autoriza reajuste salarial para professores e universidades
Da Redação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, na quinta-feira (23), o reajuste salarial de professores e técnicos das universidades estaduais.
Os vencimentos do magistério superior serão reajustados em quatro parcelas, e seguirão um cronograma escalonado nos anos de 2025 e 2026. O aumento será de 13,83%, segundo o governo.
Jerônimo também reestruturou a remuneração dos cargos de Analista Universitário e Técnico Universitário. As mudanças incluem ajuste salarial escalonado de 6% e a criação de tabelas específicas para regimes de 40 horas semanais.
A deliberação é resultado do acordo firmado entre a gestão estadual e a categoria entre os meses de maio e outubro do ano passado.
Em 2024, o governo da Bahia o concedeu aos servidores baianos reajuste linear de 4%, sendo 2% retroativos a maio daquele ano, e pagos no mês de junho, e outros 2% que incidiram na folha de setembro também de 2024.
Além do reajuste de 4% para todos os trabalhadores da administração direta e indireta, foi aprovado reajuste complementar de 2,86% para carreiras com vencimento básico abaixo do salário mínimo, que incidiu na folha de setembro passado.
Esse reajuste complementar de 2,86% totalizou 6,97% de incremento para as categorias que se encontravam com vencimento básico inicial abaixo do mínimo, englobando as carreiras do Magistério Superior (técnicos, analistas e docentes).