terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

PF deflagra operação contra grupo que criava contas falsas para contrair empréstimos na Bahia e Sergipe

Foto: Divulgação

Da Redação

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quarta-feira (29) contra um grupo apontado como responsável por usar documentos falsos para abrir contas bancárias em agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e contrair empréstimos fraudulentos.

Até o momento, as investigações da PF constataram que eles abriram, pelo menos, oito contas em agências da Caixa de de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Riachão do Jacuípe e Aracaju. De acordo com a PF os fraudadores realizaram diversos empréstimos, através das contas bancárias fraudadas, causando um prejuízo que ultrapassa a cifra de R$ 240 mil para as instituições bancárias envolvidas.

A Polícia Federal passou a seguir o destino dado ao dinheiro que entrava nas contas bancárias abertas com documentos falsos e identificou parte do grupo beneficiado com as fraudes. Denominada Sharper, a operação cumpre sete mandados de prisão preeventiva e busca e apreensão, sendo cinco deles em Feira, um em Santo Antônio de Jesus e um em Itaporanga D´Ajuda, no estado de Sergipe, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana. Os investigados irão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato.

A investigação contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude (CEFRA) da Caixa Econômica Federal e detectou a abertura de oito contas bancárias, em agências da Caixa Econômica Federal de Feira de Santana/BA, Amélia Rodrigues/BA, Riachão do Jacuípe/Ba e Aracajú/SE com a utilização de documentos falsos, com o único intuito de obter recursos através de empréstimos fraudulentos.

O nome da operação – SHARPER – se deve à utilização de trapaça pelos fraudadores, com a adulteração de informações biométricas das carteiras de identidade utilizadas para abertura das contas bancárias, nas quais eram inseridas a fotografia e impressão digital de integrantes do grupo criminoso, mantendo no verso os dados verdadeiros dos documentos de identificação.

29 de janeiro de 2025, 11:18

Compartilhe: