segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Beto Simonetti é reeleito presidente da OAB para mais três anos em votação sem concorrência

Foto: Divulgação

Da redação

O advogado Beto Simonetti, 46 anos, foi reeleito nesta sexta-feira (31) para mais um mandato de três anos como presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sua chapa foi a única inscrita na disputa e recebeu 81 votos unânimes dos conselheiros federais da entidade, que representam os estados e o Distrito Federal.

A sessão aconteceu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, devido aos danos causados por um incêndio na sede da OAB no ano passado. A posse da nova diretoria e dos conselheiros federais eleitos no fim de 2024 ocorrerá neste sábado (1º), também no STJ, às 9h.

Simonetti se torna o primeiro advogado, desde a redemocratização, a ser reconduzido ao cargo. Na eleição de 2022, quando assumiu a presidência pela primeira vez, ele também concorreu em chapa única e recebeu 77 dos 80 votos. Antes disso, ocupava o cargo de secretário-geral da OAB.

Natural de Manaus, Simonetti é advogado criminalista, formado em Direito pela Universidade Nilton Lins, com pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas. Ele é o segundo amazonense a presidir a OAB, sucedendo Bernardo Cabral.

Durante a sessão, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB e um dos autores do pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor, que faleceu neste mês. Com informações da Folha de S.Paulo.

31 de janeiro de 2025, 23:00

Compartilhe: