segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Prefeitura de Ilhéus decreta emergência administrativa por problemas estruturais e contratos irregulares

Foto: Divulgação

Da Redação

A Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, decretou situação de emergência administrativa na sexta-feira (31), conforme publicação no Diário Oficial. Segundo a gestão municipal, a medida tem o objetivo de viabilizar ações urgentes para garantir a continuidade dos serviços públicos.

O decreto ocorre quase um mês após a emergência na saúde, quando foram apontados salários atrasados, falta de ambulâncias e medicamentos.

Agora, a prefeitura identificou diversos problemas administrativos deixados pela gestão anterior, que incluem contratos irregulares, prédios públicos deteriorados e escassez de materiais básicos, como EPIs e papel para impressão.

Entre os principais problemas listados pela prefeitura estão contratos municipais com indícios de irregularidades e improbidade administrativa, processos licitatórios não iniciados ou inconclusos, prédios públicos e secretarias em estado precário, falta de materiais básicos como papel para impressão e itens de expediente, desabastecimento de gêneros alimentícios como café, açúcar e água, falta de marmitas para servidores e beneficiários da assistência social, escassez de combustível para veículos da prefeitura, ausência de ferramentas, EPIs, sacos de lixo e itens de limpeza pública, além de deficiência nos equipamentos e serviços de informática.

A emergência administrativa tem prazo inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada. Com a medida, a prefeitura poderá contratar serviços sem a necessidade de licitação, acelerando soluções para os problemas. Além disso, será realizada uma investigação sobre as causas da crise, com envio dos resultados aos órgãos competentes.

01 de fevereiro de 2025, 15:00

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