Nova pesquisa Quaest testa Lula, Gusttavo Lima, Jair e Eduardo Bolsonaro para 2026
Da Redação
A nova pesquisa Genial/Quaest, que será divulgada nesta segunda-feira (3), traz cenários eleitorais para a disputa presidencial de 2026. É a primeira desde que a reprovação do governo Lula superou a aprovação e a primeira a testar os nomes de Gusttavo Lima e Eduardo Bolsonaro como possíveis candidatos da direita.
Os resultados devem mostrar que Lula segue competitivo, apesar da piora em sua avaliação. O motivo principal é o alto índice de desconhecimento dos potenciais adversários. A principal surpresa da pesquisa é Gusttavo Lima, que aparece como o nome mais forte contra o presidente em um eventual segundo turno. O cantor sertanejo se destaca por ser amplamente conhecido, enquanto outros possíveis candidatos ainda são desconhecidos por 50% a 70% da população.
Na semana passada, Gilberto Kassab e Ciro Nogueira afirmaram que Lula perderia se a eleição fosse hoje. A pesquisa busca medir o grau de conhecimento, rejeição e potencial de voto de 12 possíveis candidatos, incluindo Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Pablo Marçal, Gusttavo Lima, Fernando Haddad e o próprio Lula.
Com a eleição ainda distante, candidatos pouco conhecidos podem ganhar projeção. No entanto, a rejeição elevada pode dificultar a viabilidade de algumas candidaturas. O levantamento também testará cenários de primeiro e segundo turno, ajudando a medir o risco eleitoral para Lula diante de sua popularidade em queda.