Lula recebe nesta segunda-feira (3) presidentes eleitos da Câmara e do Senado
Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (3), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP), eleitos, respectivamente, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
Lula parabenizou os dois, assim que os resultados das eleições, realizadas no sábado, foram confirmados.
O objetivo do encontro é ampliar o diálogo do Executivo com os novos chefes do Legislativo. Tanto Motta quanto Alcolumbre foram eleitos com apoio do PT. Os dois se comprometeram, em seus discursos, em colaborar com o governo.
Na avaliação do Planalto, a relação com a Câmara deve melhorar sob o comando de Motta, que tem perfil menos combativo e bom convívio com Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais.
Já no Senado, o cenário é incerto, uma vez que Alcolumbre é mais independente do que seu antecessor, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Apesar disso, o Planalto também avalia que o novo presidente não deve criar dificuldades com o Executivo.