quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Camila Canário será a nova defensora-geral da Bahia no biênio 2025-2027

Foto: Divulgação/DPE

Da Redação

O governador Jerônimo Rodrigues nomeou Camila Angélica Canário de Sá Teixeira como nova defensora pública geral da Bahia pelos próximos dois anos (biênio 2025-2027). A defensora ficou entre as três mais votadas pela classe e foi a escolhida pelo chefe do Executivo. Ela vai suceder a atual defensora-geral Firmiane Venâncio. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11).

A eleição da classe aconteceu em 24 de janeiro, quando três mulheres foram escolhidas pelos 426 membros da Defensoria para formar a lista tríplice: Camila Canário, Laissa Rocha e Mônica Soares.

Camila Angélica Canário de Sá Teixeira é defensora pública no Estado da Bahia desde 2007 e atualmente é titular da Defensoria Pública de Auditoria Militar, desenvolvendo desde 2019, intenso trabalho na defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Atuou nas áreas da Família, Cível, Consumidor, Idoso, Fazenda Pública e integra o Núcleo Criminal, substituindo no sistema prisional. Conselheira suplente no Conselho Superior da DPE/BA, biênio 2023-2025.

Foi integrante do corpo diretivo da Adep/BA (biênio 2012/2014); coordenadora do Núcleo do Idoso entre 2010 e 2011; corregedora-auxiliar em 2018; membro da Comissão de Estágio Probatório de 2018 a 2022; membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica da Defensoria Pública da Bahia 2019 – 2023. É co-autora da Campanha Permanente contra violência institucional e política de gênero nas Defensorias Públicas e co-fundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil – AMDEFA. Atual integrante da Comissão da Mulher da Anadep.

É especialista em Processo Civil pela UFBA; em Direito Público pela Faculdade Baiana de Direito; em Direito aplicado à Defensoria pela UNIFACS, com Extensão em Inovação e Disrupção Digital pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Mestra em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia e MBA, em andamento, em finanças corporativas pela Exame Inc.

Transição

A atual defensora-geral Firmiane Venâncio se prepara para deixar o cargo no início de março e destaca a importância de uma transição de gestão organizada para garantir a continuidade dos serviços prestados à população.

“Nosso compromisso é garantir uma transição organizada e eficiente, assegurando que todos os serviços da Defensoria Pública continuem sendo prestados à população. Para isso, publicarei uma Portaria de Transição, que permitirá a troca de informações essenciais para dar continuidade aos trabalhos da instituição”, pontuou a atual DPG, Firmiane Venâncio.

11 de fevereiro de 2025, 11:30

Compartilhe: