Vinícola UVVA anuncia primeira safra de Merlot e novo microlote de Pinot Noir – por José Falcón Lopes

A Vinícola UVVA anunciou nesta quarta-feira (12//02) o lançamento de dois novos microlotes: um microlote da variedade Pinot Noir 2022/2023 e o outro com a sua primeira safra de Merlot. Ambos podem ser adquiridos na loja física da vinícola localizada em Mucugê, na Chapada Diamantina. Mas uma quantidade limitada dos dois rótulos especiais poderá ser adquirida pelo site www.vinicolauvva.com.br.
O microlote Pinot Noir 2022/23 da Uvva já foi premiado com medalha de bronze no IWSC 2024. Ele é resultado de um corte das safras 2022 (50%) e 2023 (50%). Para sua produção, a Uvva combinou a leveza dos tanques de aço com o toque amadeirado das barricas de carvalho, criando um vinho com aromas de frutas vermelhas frescas e toques florais.
Merlot – Já o microlote Merlot, de acordo com a Uvva, “ilustra a essência do compromisso da vinícola da Chapada Diamantina com a produção de vinhos exclusivos e de alta qualidade, unindo inovação e respeito às características únicas do terroir brasileiro”.
“O Merlot 2022 é uma edição limitada que reflete a singularidade dos vinhedos da UVVA, localizados a 1.150 metros acima do nível do mar. Este terroir é marcado pelo microclima tropical de altitude, que proporciona condições ideais para a produção de uvas com alta expressão aromática e equilíbrio”, informa a vinícola.
A Uvva explica que a vinificação do Merlot 2022 foi realizada em dois processos complementares: 50% do vinho fermentado integralmente em barricas de carvalho francês de 600 litros e 50% fermentado em tanques de aço inox. Após o processo de fermentação, o vinho estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso, com capacidade de 225 litros.