Félix Mendonça e lideranças do PDT de Euclides da Cunha participam de encontro com Rui Costa em Brasília

Da Redação
Presidente do PDT da Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) participou na noite desta quarta-feira (12), em Brasília, de um jantar com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). O encontro contou com a presença de lideranças pedetistas do município de Euclides da Cunha, na região nordeste do Estado, e de quadros nacionais do partido.
Nas redes sociais, o ex-prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, confirmou que obteve aprovação nacional e estadual do partido para ser candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026 e disse que trabalha para que o PDT, partido ao qual sempre foi filiado, retorne para a base governo do Estado. O sucessor de Pinheiro, Helder Macedo (PDT), também esteve presente no jantar.
Participaram ainda do encontro o ministro da Previdência e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, e o atual presidente da legenda, deputado federal André Figueiredo (CE), entre outros parlamentares da sigla.
No plano nacional, os pedetistas integram a base do governo Lula (PT). Na Bahia, no entanto, ocorreu o afastamento do PT no segundo governo de Rui Costa, quando o PDT se aproximou do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) e do sucessor no Palácio Thomé de Souza, Bruno Reis (União). Entretanto, a maioria dos prefeitos e candidatos pedetistas em 2024 apoiou o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Desde antes das eleições municipais de 2024, no entanto, a relação ficou estremecida após o União Brasil tirar do PDT a então vereadora e hoje prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis. A participação de Félix no encontro de ontem sinaliza uma reaproximação.