terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Trump confirma tarifas recíprocas e cita etanol brasileiro

Foto: Isac Nóbrega/PR

Da redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (13) uma ordem executiva para a implementação de tarifas recíprocas, visando países que, segundo o governo americano, impõem taxas excessivas sobre produtos dos EUA.

O etanol brasileiro foi um dos principais exemplos citados em um documento oficial que detalha as novas medidas. “A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%, enquanto o Brasil impõe uma taxa de 18% sobre as exportações americanas do produto. Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, mas exportaram apenas US$ 52 milhões para o mercado brasileiro”, destaca o texto.

Como já havia sido antecipado, o governo brasileiro foi previamente alertado sobre possíveis restrições ao etanol nacional.

As tarifas serão aplicadas de forma individualizada para cada país, após análises conduzidas pelo Departamento de Comércio. O secretário da pasta, Howard Lutnick, informou que os estudos devem ser concluídos até 1º de abril, com as sanções sendo implementadas gradativamente nas semanas seguintes. Com informações da Folha de S.Paulo.

13 de fevereiro de 2025, 22:30

Compartilhe: