terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Diretor de escola em Itabuna é afastado após alunos denunciarem importunação sexual e assédio moral

Foto: Reprodução/TV Bahia

Da Redação

O diretor do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), em Itabuna, Denelísio Nobre, foi afastado do cargo após estudantes denunciarem atos de importunação sexual, assédio moral e racismo.

Segundo o G1, a medida foi tomada pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC) após alunos procurarem a advogada Úrsula Matos, depois que ela fez uma palestra na unidade, para comentar sobre os comportamentos do diretor.

“Fui convidada pelo CIEBTEC para dar duas palestras: uma sobre violência doméstica e a outra sobre assédio sexual e moral na escola e no trabalho. Ao final da palestra mais de 20 adolescentes e jovens me cercaram e começar a relatar as coisas que estavam vivendo protagonizadas pelo diretor Denelísio Nobre”, afirmou.

As denúncias de racismo, importunação sexual e assédio moral foram registradas na Delegacia Territorial (DT) de Itabuna. Segundo a Polícia Civil, a investigação está sob segredo de Justiça.

A Secretaria de Educação do Estado informou, inicialmente, que o servidor havia sido afastado das funções. Depois, o órgão disse que ele fora das salas de aula por motivos de saúde. A pasta afirmou ainda que a direção do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul (NTE 05), Ouvidoria e Corregedoria mantêm diálogo com a comunidade escolar.

Em resposta à TV Bahia, o diretor negou as acusações e disse desconhecer o teor das denúncias. Ele ressaltou que tem mais de 30 anos de serviços prestados na educação em Itabuna, sem nenhum tipo de reclamação.

14 de fevereiro de 2025, 10:00

Compartilhe: