terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Aprovação de Lula cai para 24%, a pior de seus mandatos, aponta Datafolha

Foto: Ricardo Stukert/PR

Da redação

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu um novo recorde negativo. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), a aprovação do governo caiu de 35% para 24% nos últimos dois meses, registrando o pior índice dos seus três mandatos.

A reprovação também aumentou, subindo de 34% para 41%. Fatores como a polêmica da “crise do Pix” e o aumento no preço dos alimentos são apontados como algumas das razões para a queda na popularidade. Diante desse cenário, o governo tem intensificado sua estratégia de comunicação para tentar reverter a percepção negativa.

O levantamento mostra ainda que 32% dos entrevistados avaliam o governo como “regular”, um aumento de três pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada em dezembro. O Datafolha ouviu 2.007 eleitores entre os dias 10 e 11 deste mês, em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na comparação com seus mandatos anteriores, Lula nunca havia registrado um índice de aprovação tão baixo. O pior resultado até então era de 28%, no fim de 2005, durante o escândalo do mensalão. Com informações do Estadão.

14 de fevereiro de 2025, 21:00

Compartilhe: