segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Justiça Federal arquiva inquérito contra Jaques Wagner por suspeita de lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação

Da Redação

A 2ª Vara Federal Criminal da Bahia determinou o arquivamento do inquérito que investigava o senador e ex-governador Jaques Wagner (PT) por suspeita de lavagem de dinheiro. A decisão, assinada pelo juiz Fábio Moreira Ramiro, seguiu manifestação do Ministério Público Federal (MPF) e foi homologada na última terça-feira (11).

O inquérito foi aberto em 2018 e, após quase sete anos de investigação, o MPF concluiu que não havia provas suficientes para sustentar a acusação. A análise incluiu dados da Operação Cartão Vermelho – que apurou irregularidades na contratação dos serviços de demolição, reconstrução e gestão da Arena Fonte Nova, em Salvador – e perícias em celulares.

Com o arquivamento, o caso não será encaminhado para a instrução processual e não poderá seguir para a segunda instância, a menos que surjam novos fatos relevantes. A decisão ainda passará por análise da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, permanecendo suspensa por 60 dias.

Segundo o artigo 18 do Código de Processo Penal e a Súmula 524 do Supremo Tribunal Federal (STF), investigações podem ser retomadas caso novos elementos probatórios sejam apresentados.

17 de fevereiro de 2025, 15:40

Compartilhe: