segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Da redação

O vice-presidente do PT, Washington Quaquá, afirmou que solicitará uma investigação contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), devido a um suposto vínculo com um funcionário fantasma da Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro. Quaquá, que também é o atual prefeito do município, disse que levará o caso à Comissão de Ética do partido.

Segundo Quaquá, Anielle teria ligação com Alex da Mata Barros, ex-assessor da Prefeitura de Maricá e também integrante do Ministério da Igualdade Racial. Barros foi contratado pela Pasta em 17 de maio de 2024 como consultor do Projeto Gente Negra “Reconstrução e Desenvolvimento”.

O dirigente petista alega que Barros teria exercido um cargo fantasma na autarquia municipal Serviços de Obras de Maricá (Somar). “Sendo ou não dela, eu mandei abrir inquérito”, disse Quaquá ao portal Metrópoles, acrescentando que sua apuração interna teria confirmado o caso.

O Ministério da Igualdade Racial, por sua vez, nega qualquer irregularidade. Em nota, esclareceu que a consultoria prestada por Alex da Mata Barros foi contratada por meio de um edital do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), seguindo padrões internacionais.

A Pasta reforçou que Anielle Franco não participou da seleção de consultores e que o edital foi amplamente divulgado no site do ministério. “O edital foi devidamente divulgado pelo site do Ministério da Igualdade Racial para conhecimento público e foram analisados currículos e propostas de candidatos que se inscreveram. Os selecionados têm experiência e capacidade técnica compatíveis com o cargo e prestam serviços conforme suas expertise e currículos”, informou a Pasta. Com informações do Estadão.

 

17 de fevereiro de 2025, 20:00

Compartilhe: