segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Levantamento aponta que tiroteios mataram mais de três pessoas por dia em Salvador e RMS em 2024,

Foto: Agência Brasil

Da Redação

Mais de três pessoas foram mortas por dia durante tiroteios ocorridos em Salvador e Região Metropolitana (RMS) no ano passado. Os dados são do relatório anual do Instituto Fogo Cruzado, divulgados nesta quarta-feira (19).

Segundo o balanço, o número total de mortes nessa área chegou a 1.380. Dessas vítimas, 514 foram baleadas em operações policiais. O acumulado de feridos é de 1.725, sendo que, além dos mortos, 345 pessoas sobreviveram.

Os casos são frutos dos 1.795 tiroteios e disparos de arma de fogo que aconteceram nessa área ao longo de 2024, o que corresponde a uma média de cinco ocorrências por dia. Destes registros, 681 ou 38% foram frutos de ações policiais.

Em comparação com 2023, quando foram registradas 1.783 tiroteios, os dados representam uma redução de 3,3%. Na ocasião, 1.413 foram mortas, sendo que 529 morreram em operações policiais.

Das 13 cidades que integram a RMS, Salvador foi a mais afetada pela violência armada. O relatório do Instituto Fogo Cruzado aponta que a capital acumulou 74% dos tiroteios, 69% dos mortos e 81% dos feridos mapeados.

19 de fevereiro de 2025, 08:30

Compartilhe: