domingo, 23 de fevereiro de 2025

Estado de saúde do papa Francisco segue delicado, informa Vaticano

Foto: Divulgação

Da Redação

O Vaticano informou na manhã deste domingo (23) que o papa Francisco, 88, teve uma noite tranquila e conseguiu descansar. A atualização foi divulgada após um sábado considerado o pior dia desde sua internação no hospital Gemelli, em Roma, no último dia 14.

Assim como no sábado, o boletim matinal foi breve, limitando-se a afirmar que o pontífice repousou bem, sem detalhes adicionais. Nos dias anteriores, as informações incluíam descrições mais minuciosas, como a menção ao papa tomando café da manhã sentado em uma poltrona.

Desde sua internação, o Vaticano tem adotado um padrão de comunicação com boletins mais detalhados ao final do dia e notas sucintas pela manhã.

No último informe da noite de sábado, foi confirmado que a condição do papa se agravou devido a uma crise respiratória asmática, exigindo oxigênio suplementar. Ele também passou por transfusões de sangue após exames indicarem baixa contagem de plaquetas, possivelmente associada a um quadro de anemia.

Pela primeira vez, o prognóstico foi descrito como “reservado”, indicando que a evolução de seu estado de saúde é incerta. Em entrevista coletiva na sexta-feira (21), a equipe médica reforçou que, apesar de não haver risco iminente de morte, o pontífice continua em condição frágil devido à idade, mobilidade reduzida e doenças respiratórias crônicas.

Diante da situação, o Angelus deste domingo não será conduzido presencialmente por Francisco, nem por um substituto. A oração será publicada online, assim como ocorreu anteriormente.

No âmbito das celebrações do Jubileu dos Diáconos, a missa na Basílica de São Pedro foi presidida pelo arcebispo Rino Fisichella.

O papa foi hospitalizado com sintomas de bronquite e, após exames, foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral. Segundo o médico Sergio Alfieri, o maior risco é que a infecção se dissemine para a corrente sanguínea, podendo levar a um quadro de sepse, uma resposta inflamatória grave do organismo.

 

23 de fevereiro de 2025, 10:14

Compartilhe: