X e Meta permitiram anúncios com discurso antissemita durante eleição na Alemanha
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Da redação
As plataformas X e Meta aprovaram anúncios com discurso de ódio contra judeus e muçulmanos direcionados a usuários na Alemanha antes das eleições, segundo uma pesquisa da ONG Eko, especializada em responsabilidade corporativa. As empresas não se manifestaram sobre o caso.
Diante de uma campanha eleitoral marcada pelo debate sobre imigração, os pesquisadores testaram os sistemas de moderação ao submeter propagandas com mensagens de ódio e incitação à violência contra minorias. A maioria dos anúncios foi aprovada em poucas horas, em fevereiro.
Para o experimento, os pesquisadores criaram perfis anônimos e publicaram conteúdos extremistas, incluindo frases que defendiam a prisão de imigrantes em campos de concentração ou câmaras de gás, além de imagens geradas por inteligência artificial mostrando mesquitas e sinagogas em chamas.
O X aprovou todos os anúncios com discurso de ódio, enquanto a Meta autorizou metade e rejeitou o restante. Com informações do Estadão.