quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Batalhão da PM de Pronto Emprego Operacional  tem nova sede inaugurada e dará suporte durante carnaval em Salvador

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Da Redação

“Nós casamos os 200 anos da Polícia Militar com os 40 anos do axé, com um batalhão especializado. Estamos falando de 100 policiais, aproximadamente, com 50 viaturas, com carros, motocicletas, com tecnologia à disposição do comando. Um reforço para a atuação da polícia no carnaval! ”, disse o governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (26), durante inauguração da nova sede do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPEO) da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), que já funciona no Passeio Público, em Salvador.

Mais de R$ 1,8 milhão foi investido pelo Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na nova estrutura, que servirá ao patrulhamento e às rondas na capital e Região Metropolitana, ampliando a capacidade operacional da corporação. “E faz parte de um conjunto de entregas para a infraestrutura da nossa polícia. Queremos uma polícia cada vez mais próxima da comunidade, enfrentando o crime organizado, que é o nosso maior objetivo. Aqui a gente tem condições de frear, barrar, enfrentar o crime organizado e sairmos cada ano mais vitoriosos dessa batalha”, completou o chefe do executivo baiano sobre os resultados positivos que já são percebidos na segurança pública.

Com cinco pavimentos, o novo prédio conta com instalações que visam otimizar o trabalho do Batalhão, que antes funcionava em uma sala no Quartel dos Aflitos. A recepção foi equipada com um sistema multimídia para controle de acesso e ambientes climatizados. Outros espaços abrigam a sala do comando, a sala de meios, para armamentos e equipamentos de segurança; a administração, e alojamentos feminino e masculino, para oficiais e praças. Além de um moderno sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial, que identifica as pessoas desde o acesso ao batalhão.

Para o comandante-geral da PM Paulo Coutinho, um ambiente adequado tem um impacto inevitável nos indicadores da segurança. “A gente inaugura hoje um ambiente digno para que o nosso efetivo entregue um trabalho ainda mais qualificado”.

A estrutura foi celebrada pela policial Adriana Meirelles, que atua no patrulhamento em motocicletas. “É uma satisfação enorme estar em um ambiente como esse, um ambiente aconchegante, tudo de primeira, que atende a todas as necessidades da equipe operacional, que já desempenha funções em prol da nossa sociedade. Uma alegria para a nossa segurança pública!”, dividiu a PM.

O batalhão também atuará no policiamento dos principais corredores viários, na repressão de crimes contra o patrimônio e em escoltas de autoridades e delegações.

26 de fevereiro de 2025, 10:48

Compartilhe: