domingo, 9 de março de 2025

Bahia tem ponte em situação pior que a JK, que desabou no Tocantins

Foto: VIA41

Da redação

Pelo menos uma ponte na Bahia apresenta condições estruturais mais críticas do que a Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK), que desabou em dezembro entre Tocantins e Maranhão, causando 14 mortes e deixando três pessoas desaparecidas.

A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661 da BR-101, em Itapebi, recebeu nota 1 em uma escala de 1 a 5, de acordo com um estudo apresentado no Congresso Brasileiro do Concreto em outubro do ano passado. Para efeito de comparação, a ponte JK, que colapsou, havia sido avaliada com nota 2. Atualmente, o tráfego na ponte baiana está restrito a veículos de até 25 toneladas e opera em regime de pare e siga.

Além dela, outras quatro pontes no estado também apresentam condições estruturais críticas, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). São elas:

O viaduto sobre a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no km 217 da BR-101, em Governador Mangabeira;
A ponte sobre o Rio Catolé, no km 449 da BR-101, na divisa com o Espírito Santo;
A ponte da Vila, no km 20 da BR-367, em Santa Cruz de Cabrália;
Uma ponte sobre um rio sem nome, no km 8 da BR-498, na divisa da Bahia com Minas Gerais.
O Dnit não detalhou se essas estruturas foram avaliadas com nota 1 ou 2, mas todas foram classificadas como críticas. Com informações do jornal Correio.

08 de março de 2025, 10:00

Compartilhe: