segunda-feira, 10 de março de 2025

Lula multiplica por dez as menções à inflação após troca na Secom

Da redação

Diante do menor patamar de popularidade em seus três mandatos e enfrentando crises como a alta nos preços dos alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem ajustado seu discurso para minimizar os impactos negativos da inflação e alcançar novos segmentos do eleitorado.

Um levantamento do jornal O Globo, com base em 81 pronunciamentos e entrevistas, revela que Lula passou a enfatizar mais o aumento do custo de vida e a direcionar mensagens aos trabalhadores de aplicativos e empreendedores.

Essa mudança ocorre após a nomeação de Sidônio Palmeira para a chefia da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Responsável pelo marketing da campanha de Lula em 2022, Sidônio foi escalado para aprimorar a comunicação do governo, estratégia considerada fundamental no Planalto para as eleições de 2026, seja para a reeleição do presidente ou para apoiar um sucessor governista.

Segundo o Datafolha, a aprovação de Lula está em 24%, a mais baixa desde o início de seus mandatos. Após a chegada de Sidônio, palavras como “reajuste” e “preços” passaram a ter maior presença nos discursos do presidente. A análise comparou os três meses anteriores e posteriores à posse do novo chefe da Secom, garantindo um volume equilibrado de declarações para evitar distorções.

09 de março de 2025, 12:00

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