sexta-feira, 25 de abril de 2025

Detran-BA exonera servidores suspeitos de fraudes em habilitações e documentos veiculares

Foto: Divulgação

Da Redação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) exonerou dois servidores da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Barreiras, suspeitos de envolvimento em um esquema de adulteração de resultados de provas e emissão fraudulenta de documentos. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (24).

Foram afastados Valdeci Marques de Souza Filho, que atuava como coordenador técnico da unidade, e David William Oliveira de Santana, coordenador de Habilitação. Ambos responderão a processos administrativos instaurados pela Corregedoria do órgão.

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), os servidores fazem parte de uma organização criminosa estruturada, com atuação em várias etapas das fraudes dentro do Detran local. As investigações apontam para a prática de crimes como corrupção passiva majorada, falsidade ideológica, associação criminosa e continuidade delitiva.

Em nota, o Detran-BA destacou que as exonerações foram adotadas para evitar qualquer interferência nas apurações, conduzidas pelo MP-BA, e reafirmou que todos os serviços da 10ª Ciretran seguem funcionando normalmente. A operação que revelou o esquema, batizada de “Fraus Omnia”, cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Barreiras e São Desidério, no oeste baiano.

24 de abril de 2025, 15:59

Compartilhe: